Em tempos de concorrência acirrada, muitos empreendedores caem na tentação de baixar o preço para girar o caixa. No entanto, os prejuízos chegam primeiro.
Nem sempre baixar o preço é uma boa alternativa para vender mais.
O que a percepção de valor, flexibilidade de pagamento, experiência do cliente e tecnologia tem a ver com isso? Vamos entender.
Entrar na guerra de preço é perigoso. Sempre há alguém mais disposto a ir mais longe que você. Vale mencionar que transforma o seu produto ou serviço em uma commodity – onde o menor preço dita a escolha, e não o valor que você entrega.
Aqui estão formas práticas de aumentar suas vendas sem precisar de desconto:
1. Ofereça melhores formas de pagamento
O poder de compra que você oferece ao cliente determina o quanto ele vai comprar de você, sem a necessidade de abaixar o preço. É mais acessível para ele e vantajoso para você.
2. Mostre mais valor que preço
Comunique e destaque os seus benefícios, o ganho. O cliente compra o que resolve a dor dele, não apenas o que custa menos.
3. Aposte em canais mais eficiente
Oferecer QR Code ou links de pagamentos, por exemplo, evita atritos na hora da compra e aumenta a conversão.
4. Invista em relacionamento e atendimento
Quando você vai comprar algo, você procura aquele que confia. Se não conhece, busca indicação, não é? Um atendimento consultivo e humano pode quebrar objeções sem desconto. Ao perceber um atendimento humanizado, o cliente se sente valorizado e passa a valorizar o seu serviço/produto.
Crie pacotes, não descontos. Ao invés de oferecer 10% de desconto, crie combos com valor agregado para o cliente. Você garante um ticket médio alto e o cliente sente que saiu ganhando.
Pare de baixar os preços e passe a vender mais com estratégia. Apresente mais valor e fácil acesso para o cliente. Quem vende com inteligência aumenta a conversão sem sacrifícios.
E com a tecnologia certa ao seu lado, isso fica mais simples.